top of page

A importância da Análise de Balanço


Quadro representativo resumido de balanço patrimonial
Imagem criada pelo autor

Para a uma boa administração da empresa, a análise de balanço é essencial, pois permitirá tomadas de decisão mais assertivas, calcular a evolução da empresa e seu desempenho econômico, assim como verificar proporções e interligações entre os vários componentes do patrimônio, identificando pontos de ajuste.


É imprescindível que as demonstrações patrimoniais sejam confiáveis e os números correspondam à realidade da empresa.


O Balanço Patrimonial tem por finalidade a demonstração do patrimônio da empresa, ou seja, de sua riqueza em um determinado momento. É uma foto estática, composto por duas partes ATIVO (a parte positiva) à esquerda e o PASSIVO (a parte negativa) à direita.


No Ativo, temos classificados os Bens da empresa, que são utilizados no desempenho das atividades e podem ser medidos monetariamente, e os Direitos, que são valores à receber, que futuramente entrarão no caixa da empresa.


No Passivo temos as obrigações, ou seja, tudo que a entidade deve liquidar junto a terceiros conforme os prazos estabelecidos. A este grupo é dado a denominação de "Passivo Exigível", podendo ser a Curto Prazo (Passivo Circulante), que corresponde às contas que sejam realizáveis dentro do exercício social da empresa, ou seja, em até 12 meses da demonstração do balanço patrimonial, ou a Longo Prazo (Passivo não-Circulante), cuja liquidação deve ocorrer depois do exercício social seguinte, ou quando o ciclo de operações é maior do que um ano.


A Classificação dos itens que compõem o Balanço Patrimonial deve ser a ordem decrescente de liquidez, ou seja, dos de maior liquidez para os de menor liquidez.


Ainda à direita temos o hashtag#PatrimônioLíquido que mostra os primeiros recursos aplicados na empresa (Capital Inicial) e seus resultados obtidos.


A Análise de Balanço visa avaliar a situação da empresa em um dado momento e prever tendências, ao mesmo tempo que auxilia na identificação de possíveis problemas existentes.


A correta permite identificar a capacidade financeira da empresa, formar julgamento sobre a situação patrimonial, subsidiando administradores, acionistas, investidores, bancos, fisco, interventores, credores, entre outros conforme os interesses e exigências legais.


Tenha em sua empresa um profissional qualificado que possa interpretar os números que revelam a saúde financeira do seu negócio e auxilie na tomada de decisões mais inteligentes e estratégicas.

15 visualizações0 comentário

Comments


Post: Blog2 Post
bottom of page