top of page

A importância de separar as finanças de sua empresa

Atualizado: 28 de out. de 2023

Parece óbvio, mas empreendedores individuais e microempresários insistem em cometer este

erro fatal.


Confundir as finanças invariavelmente levam os negócios ao fracasso.


Utilizar a mesma conta bancária para despesas pessoais e dos negócios impede a análise acurada das finanças da empresa e faz com que esta esteja contaminada com os eventuais descontroles financeiros da vida pessoal.


A pesquisa realizada pela empresária e palestrante Sabrina Nunes¹, mostra que entre 1.010 empresários entrevistados, 622 não sabiam distinguir as finanças pessoais das empresariais.


É imprescindível que seu negócio tenha um plano estratégico, metas claramente definidas, organização financeira e processos bem desenhados.


Mas se é tudo tão óbvio por que os empresários insistem nesse erro mortal?


A resposta é simples: porque exige, em primeira análise, um esforço para o qual poucos tem disposição. Porém esse pequeno esforço será recompensado em um curto espaço de tempo com a colheita dos resultados de sua empresa.


A primeira coisa a se fazer é definir, dentro do planejamento financeiro, qual será a retirada mensal do empresário, o seu pró-labore. A partir disto, esse valor deve ser repassado mensalmente para sua conta particular. Sua vida pessoal deve se ajustar a esse valor mensal. Assim, quaisquer desequilíbrios em sua vida financeira pessoal não contamina as finanças da empresa.


Note! Não basta criar duas contas separadas. É importante definir um valor mensal que será seu pró-labore e ajustar suas finanças pessoais para esse patamar. O resultado financeiro de sua empresa deverá reverter para investimento em seu negócio, como compra de equipamentos e maquinários, desenvolvimento de projetos de produtos, reformas e melhoria de instalações etc.


Esse é o princípio básico de toda administração empresarial e se fugir disso, dificilmente você terá êxito em seu negócio.


Deixe seu comentário com opiniões, dúvidas, sugestões. Vou adorar interagir com você.

Se gostou deste post, deixe seu "like" e compartilhe.


Sucesso à você e um forte abraço.

Dū Moraes

 

¹ Fonte: https://empreendedor.com.br/noticia/mais-de-50-dos-empreendedores-misturam-o-caixa-da-empresa-com-as-financas-pessoais/




20 visualizações0 comentário

Comments


Post: Blog2 Post
bottom of page