top of page

A retaguarda da empresa é tão importante quanto outras áreas


Equipe de profissionais com um cenário de gráficos ao fundo e um bola de futebol à frente.
Gerada pelo criador de imagens do MS Bing

Você já viu aquele time do qual o ataque faz 3 gols, mas a defesa leva 4?

De nada adianta ter um ataque eficiente se a defesa é falha.


Assim é nos negócios. Muitas empresas voltam todas as suas atenções para montar uma equipe comercial fabulosa (o ataque), mas se tornam desatentas em relação à importância de ter uma equipe de retaguarda igualmente fantástica (a defesa).


As atividades de retaguarda de uma empresa são aquelas que não estão diretamente relacionadas à produção ou entrega de produtos ou serviços, mas que são essenciais para o funcionamento e o suporte da organização.


Elas podem incluir: Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Tecnologia da Informação, Gestão de Suprimentos e Logística, Manutenção e Infraestrutura e Gestão Financeira, entre outras áreas.


Essas atividades são chamadas de retaguarda porque ocorrem nos bastidores da empresa, em geral, sem contato direto com o cliente.


Elas são importantes porque garantem que as atividades de linha de frente, que envolvem a interação com o cliente, possam ser realizadas de maneira eficiente e satisfatória.


Em minha carreira, testemunhei alguns casos em que se perderam profissionais valiosos nas áreas de retaguarda por falta de valorização, e que tiveram consequências ruins para o negócio, gerando estresse em toda a estrutura da empresa.


Imagine sua organização perdendo, de uma hora para outra, o Gerente de T.I. que exerce com primazia a manutenção do parque tecnológico e com ele vai toda sua expertise. Quanto tempo até repor essa posição estratégica em sua equipe, e quanto de prejuízo isso pode representar?


O mesmo efeito pode ocorrer se perder quaisquer profissionais estratégicos como o Gerente Financeiro, Gerente de RH, entre outros.


Por isso, ter uma equipe qualificada e devidamente reconhecida nessas áreas é de suma importância para que o negócio prospere.


O reconhecimento da importância dessas áreas e de seus profissionais ocorre de diversas formas.


Além de remuneração compatível com a importância das funções, deve-se promover reconhecimento por meio de várias ações:


  • um plano de carreira que permita o crescimento profissional com promoções ou novas atribuições;

  • a existência de programas de bonificações ou aumentos salariais de acordo com o desempenho;

  • a criação de benefícios ou presentes para marcar momentos especiais na carreira;

  • a oportunidade de ser contemplado com treinamentos ou capacitação que estejam relacionados com o desenvolvimento pessoal e da carreira;

  • uma estrutura de apoio para que o profissional possa realizar da melhor forma seu trabalho;

  • permitir que o profissional possa oferecer sua visão e opiniões que possam agregar valor à empresa;

  • a realização de feedbacks constantes, demonstrando a valorização do trabalho executado;

  • entre tantas outras ações.


Todo o time da empresa merece essa atenção, do goleiro ao centroavante. Afinal, não se ganha, nem se perde o jogo sozinho.


Quando se sabe valorizar cada membro da equipe de forma justa e coerente, haverá mais chances de se ter um grupo satisfeito e coeso, que trabalhe com melhor harmonia e sinergia, gerando melhores resultados para o negócio.


Comments


Post: Blog2 Post
bottom of page