top of page

A ruína dos negócios

Atualizado: 28 de out. de 2023

A melhor Teoria precisa de alma para ser Prática.

Vi muitos projetos fantásticos, ideias incríveis, sendo executadas até que chega o momento que definham, morrem "do nada", sem que seus objetivos sejam genuinamente alcançados.


Nessas horas me vêm uma frase que ouço sempre: "— A prática não funciona como na Teoria."


O fato, é que na prática se esquece de colocar uma ALMA VERDADEIRA, o CORAÇÃO GENUÍNO!


Perde-se o foco do objetivo inicial, corrompem-se crenças e valores, e tudo acaba caindo na vala comum dos projetos cujos objetivos eram apenas lucro acima de tudo.


As Teorias de Administração, cada uma ao seu tempo e contextos, foram validadas e continuam a ser validadas a cada nova teoria que surge.


Mas para que elas se tornem realidades é necessário disposição, esforço e uma crença inabalável em seus resultados.


As vicissitudes humanas precisam ser domadas para que não levem qualquer projeto para o ralo.


Preguiça, impaciência, intolerância, arrogância, ganância, orgulho, teimosia, falta de disciplina, desorganização, falta de profissionalismo, falta de empatia, falta de busca pelo conhecimento e aprimoramento, entre tantas outras deficiências que levam um negócio ao fim.


Outro dia vi um post em uma rede social, de um "empresário" que afirmou que [ palavras dele] foi negligente e não aceitou nenhuma das recomendações do sua Consultoria, não acompanhou a execução da obra, e por isso seu projeto sofreu atrasos e ele próprio teve de literalmente "pôr a mão na massa", fazendo serviços braçais para que sua unidade fosse inaugurada. Ao final criticou as Teorias que orientam o contrário. Ora! Mas se ele mesmo negligenciou as orientações, como pode criticar a Teoria, se os efeitos foram reconhecidamente por razões exclusivas de sua negligência.


Conheci uma empresa que contratou diversos Consultores, seguiu as recomendações de nenhum. Pagou caro por eles para jogar todo material de estudos e orientações no lixo. Tal empresa ainda sofre com a falta de recursos financeiros, projetos que não decolam, problemas internos, cultura organizacional tóxica, desfalques, rebeliões. Mas seus donos não enxergam que o problema está no fato deles não seguirem as melhores práticas de administração.


Ontem tive o conhecimento de um projeto que eu achava incrível, sincero, que falava de propósito, disciplina, dedicação, altruísmo, qualidade, e que "morreu", não deveria, não seria lógico, mas morreu!


Pela ganância, porque os propósitos foram sendo deixados de lado, o dinheiro começou a falar mais alto, a busca por resultados financeiros fez com que começassem a usar "atalhos" que iam de encontro com o que se pregava no início.


Não são as Teorias que são falhas, mas as práticas que não são fiéis. E onde não há fidelidade, não há prosperidade.


Deixe seu comentário com opiniões, dúvidas, sugestões. Vou adorar interagir com você.

Se gostou deste post, deixe seu "like" e compartilhe.


Sucesso à você e um forte abraço.

Dū Moraes


Comments


Post: Blog2 Post
bottom of page