top of page

Análises Financeiras: a importância na qualidade das informações

Ilustração com relatórios, material de escritório, calculador, agenda.
Gerado pelo criador de imagens do MS Bing

Tenho falado aqui sobre as demonstrações financeiras existentes e suas formas de análise para uma correta gestão empresarial.


No entanto, vale ressaltar sobre a importância na qualidade das informações que forem coletadas e registradas com qualidade na origem.


Ou seja, é imprescindível que a empresa conte com um sistema de gestão de informações. Um sistema financeiro que converse com o comercial, o fiscal, o contábil, o operacional, o Departamento de Pessoal, entre outras áreas da empresa.

O ideal para isto é um hashtag#sistemadegestão integrado conhecido pela sigla hashtag#ERP (Enterprise Resource Planning) ou Planejamento de Recursos da Empresa em uma tradução livre.

Muitas vezes esses sistemas são inviáveis a hashtag#microempresários devido ao seu alto custo de aquisição, implantação e suporte, embora existam ERP's no mercado para todos os portes, cada qual com sua relação hashtag#custobenefício, inclusive versões gratuitas.

A escolha e implantação desses sistemas também deve ser criteriosa e considerar as peculiaridades de cada empresa. Eu já participei desses processos de implantação e posso afirmar que é algo que leva tempo e exige capacidade de mapeamento das necessidades e processos, adaptabilidade e habilidade para gerar o engajamento da equipe.

Mas o que sempre enfatizo aos clientes é que hashtag#sistema não é um software, mas sim a maneira como se trabalha. Muitas empresas, pela falta de hashtag#organização e hashtag#processos, gastam altos valores em softwares e mesmo assim não conseguem fazer a hashtag#gestão adequada, enquanto outras com menos hashtag#recursos faz um ótima gestão. Pois a implantação de um software, por si, não será capaz de sistematizar uma empresa que não possui uma cultura de processos bem definidos. E isto causa danos enormes!

Vejo empresas com grande potencial obterem resultados frustrantes pela falta de compreensão da necessidade de se fazer uma correta análise financeira. Prejuízos e desperdícios são acumulados pela simples desorganização empresarial.

hashtag#Disciplina e hashtag#organização é o segredo! Uma boa gestão financeira passa por processos bem definidos e controlados, compras efetuadas com os devidos documentos fiscais e que são repassados com hashtag#integridade e hashtag#tempestividade, ou seja, dentro dos prazos previstos ao setor financeiro para os devidos registros, é fundamental.

Sem isso, não há garantia nenhuma na geração de relatórios consistentes e consequentemente a análise e tomada de decisão estarão comprometidas, sem falar nos riscos quanto a erros, tanto nos pagamentos, quanto recebimentos.

Tenha em sua empresa um profissional qualificado para interpretar os números que revelam a saúde financeira e auxilie na tomada de decisões mais inteligentes e estratégicas.

Comentarios


Post: Blog2 Post
bottom of page