top of page

Canvas - bloco 3: definindo os Canais de Atendimento

Atualizado: 28 de out. de 2023


Seguindo no planejamento do Business Model Canvas, temos agora o passo 3, Canais de Atendimento. Clique no link acima, caso não tenha visto do começo.




Neste quadro do Canvas você deverá listar todas as formas como você entregará seus produtos e serviços a seus clientes e como fará - Será presencial ou online? Ou será híbrido?

- Se for online será por agendamentos ou "on demand" por meio de produto digital? Vamos imaginar que você esteja oferecendo um curso digital em vídeo gravado, ou que você deseje oferecer consultas online em tempo real por videoconferência.

- Se for um produto digital, será possível fazer o download de arquivo?

- Você utilizará uma plataforma própria para entrega do produto ou contratará serviços de terceiros? Por exemplo: uma plataforma como o Hotmart, Udemy ou Amazon?

- Você desejará criar eventos presenciais como palestras, conferências, workshops?

- Caso se produto seja físico, você terá uma loja aberta ao público, showroom, ou contará apenas com distribuição via correios/transportadora?

- Quais serão seus canais de pré-vendas, vendas e pós-vendas?


No preenchimento de cada quadro você deve levar em conta os quadros anteriormente preenchidos e, se for o caso, fazer adequações. Você pode por exemplo, neste passo, identificar um novo público-alvo, ou uma nova proposta de valor.


Como sempre, mantenha sua mente livre dentro do conceito de brainstorming para deixar fluir melhor as ideias. Não se preocupe com o tempo, mas com a qualidade do trabalho. Preferencialmente o exercício de modelagem do Canvas deve ocorrer em um ambiente específico e isolado para isso, como uma sala de reuniões.


Feito essa etapa, siga agora para o bloco 4 - Relacionamentos com o cliente


Bom planejamento e se precisar, conte comigo!


Deixe seu comentário com opiniões, dúvidas, sugestões. Vou adorar interagir com você.

Se gostou deste post, deixe seu "like" e compartilhe.


Sucesso à você e um forte abraço.

Dū Moraes













22 visualizações0 comentário

Comments


Post: Blog2 Post
bottom of page