top of page

Como aumentar suas chances de recolocação

Atualizado: 19 de jan.

A busca por uma recolocação no mercado de trabalho é um desafio hercúleo. Cada vaga exige uma série de requisitos específicos, existem os preconceitos, questões geográficas, processos seletivos exaustivos, além de uma forte concorrência.


Diante disto, é importante saber usar de planejamento estratégico para buscar emprego. Sim! Procurar trabalho dá trabalho! Não tem caminho fácil, não existe atalhos.


A primeira coisa a fazer é você se conhecer muito bem. 

— FORÇAS: Quais são os seus conhecimentos, habilidades naturais, habilidades que você desenvolveu, seus pontos fortes? 

— OPORTUNIDADES: O que o mercado mais valoriza e se encaixa com o seu perfil para poder utilizar de maneira a se destacar?

— FRAQUEZAS: Quais são os requisitos exigidos pelo mercado e você não possui, ou possui, porém sem profundidade?

— AMEAÇAS: Quais são as possíveis resistências do mercado em relação ao seu perfil: idade, gênero, raça, condição social, endereço, pouca experiência, muita experiência?


Isso é chamado de análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças), mais conhecida como SWOT na versão em inglês.


Desenhe um quadro ocupando uma folha inteira de sulfite, divida-o em quatro partes iguais, uma para cada critério FOFA e comece a listar o que lhe vier a mente. 


Forças e Oportunidades são critérios favoráveis, Fraquezas e Ameaças são desfavoráveis. Forças e Fraquezas são fatores internos (estão ligadas a você diretamente). Oportunidades e Ameaças são externos (estão relacionados ao comportamento do mercado).

 

Tente se colocar no lugar do recrutador e refletir sobre quais são os principais critérios que podem estar prejudicando sua recolocação.


Agora comece a refletir em como se beneficiar dos critérios favoráveis e enfrentar os desfavoráveis.


Suas forças devem ser destacadas, é o que você deverá utilizar em seu resumo profissional em seu perfil aqui no LinkedIn e em seu currículo. Analise nesse caso as oportunidades de mercado, ou seja, quais valores o mercado busca e você enxerga que pode satisfazer e até mesmo superar expectativas considerando seus pontos fortes.


Suas fraquezas devem ser trabalhadas. Os requisitos que são exigidos e você não tem plenamente, deverá buscar aprimoramento. Considere as ameaças existentes no mercado e qual a relação delas com seus pontos fracos.


Agora reflita!

— Como seus pontos fortes podem se sobressair aos pontos fracos, enfraquecer as ameaças e aproveitar as oportunidades?

— Como você pode desenvolver seus pontos que exigem melhoria (pontos fracos), reduzindo as ameaças e potencializando as oportunidades?


Analise também o seu desempenho na busca de recolocação e tente identificar em que ponto você está sendo eliminado.

— Logo após sua candidatura seu currículo está sendo descartado? Pode ser que você precise trabalhar melhor seu CV, fazendo melhorias em seu resumo, deixando-o mais claro e conciso, destacando mais seus resultados ou os papéis que você assumiu.

 Seu currículo passa pela etapa de revisão, mas para por aí? Seu currículo é bom, mas pode estar perdendo espaço para a concorrência. Quais os pontos que podem ser trabalhados para melhorar seu desempenho?

— É chamado para entrevistas, mas não avança? Talvez precise se preparar melhor para esse momento, romper barreiras, ser mais confiante, mais claro e objetivo. Lembre-se! Não se trata de falar muito, mas falar o necessário.


A regra é MATE as objeções com Estratégias:


M - Mostre seus pontos fortes

A - Aprimore seus pontos de melhoria

T - Tire proveito das oportunidades do mercado

E - Evite as ameaças do mercado


Faça isso, faça a diferença!


Alguns pontos precisam ser considerados:


Em muitos casos o problemas pode não ser falta que qualificação, mas apenas falta de aderência de seu perfil com o perfil requerido para a vaga. O famoso "fit cultural".


O recrutador precisa fazer o "match" ideal entre o candidato e o gestor que irá trabalhar diretamente com o contratado. Assim sendo, é comum o candidato ser muito bom, mas não condizente com o perfil do gestor e isso poderá gerar desgastes. Desta forma, mesmo que o recrutador te considere ideal para a vaga em si, entende que não se adequa à gestão e prefere continuar buscando.


Outro ponto pode ser sua assertividade na busca e candidatura para as vagas. Talvez você não esteja focado no perfil da vaga e atirando a esmo, se candidatando a vagas que não se encaixam porque você não está analisando corretamente as "oportunidades e ameaças" em relação à vaga. Ou seja, você pode ser altamente aderente a uma vaga, mas estar desconsiderando a distância geográfica e a urgência de contratação, mesmo que você se proponha a mudança imediata.


Veja que são muitos pontos a analisar, por isso é importante trabalhar profundamente cada ponto e ir ajustando seu currículo, seu perfil Linkedin e suas candidaturas até conseguir. 

Ajustar significa:


  • melhor resumo, com palavras-chave;

  • foto do perfil (por favor, escolha uma excelente foto colorida e sorria);

  • a descrição abaixo do seu nome. Por favor, NÃO coloque em busca de recolocação, buscando oportunidade, estou a "x" meses desempregado etc. Coloque sim, sua profissão, cargo, especialidade e seja objetivo, sem excessos.

  • Complete todo o seu perfil, com experiências, formação, certificações, 50 habilidades (que tenham a ver com o que o mercado busca para sua função);

  • Faça publicações que mostrem seus conhecimento, suas habilidades, seu poder de comunicação;

  • Faça conexões, interaja ativamente com outros perfis, mostre-se proativo e com capacidade de contribuir;

  • Faça recomendações e solicite recomendações de quem você sabe que admira e pode dar ótimas referências de seu trabalho.



Em todo esse processo mantenha a mente positiva. Acredite! Sei dos desafios. Será uma sequência muito mais de "nãos" até chegar ao "sim" definitivo, que consome as nossas energias. Mas precisamos buscar forças e enxergar o nosso potencial. Se você construiu uma história profissional, não foi por acaso. Você tem testemunhos, pessoas que valorizam o seu trabalho. Resgate isto! Procure os que podem falar bem de você, indicar o seu trabalho, peça depoimentos dele em seu perfil aqui no IN. Lembre-se de todos os elogios e resultados que você promoveu e transforme isso em confiança para usar nas entrevistas. Seja resiliente com as negativas e entenda que é uma situação complexa. Existe muita concorrência e nem sempre a questão é você. Tudo acontece na hora certa, desde que você se dedique e mantenha a cabeça erguida.


Sucesso e um forte abraço.


 

As dicas vão muito além e não cabem em um único artigo, por isso escrevi dois livros sobre carreira e LinkedIn onde aprofundo os temas.


Caso se interessem os livros são:


  • Perfil Vencedor: A Arte de Utilizar o Linkedin para Impulsionar sua Carreira e Alavancar seus Negócios;

  • Estratégias Vencedoras: Traçando Seu Destino Profissional. 


10 visualizações0 comentário

Hozzászólások


Post: Blog2 Post
bottom of page