top of page

Confiar na memória ou nos "post-its" para controlar o fluxo de caixa é um grave erro!

Atualizado: 28 de out. de 2023


laptop com inúmeros post-its grudados nele

Muitos dos problemas de fluxo de caixa enfrentado pelos(as) empreendedores(as) está na desorganização do Contas a Pagar.



A falta de uma rotina de controle dos compromissos financeiros leva a esquecimentos em pagar as contas, gerando juros, atualização monetária e multas.


Outro problema gerado por este descontrole ocorre quando se possui mais de uma conta bancária, o que têm sido mais comum, inclusive por conta da necessidade de abrir carteiras digitais para fins específicos, como utilizar meios de recebimento com cartão de crédito. Isto leva a não se dar atenção aos saldos bancários das contas, com possibilidade de entrar no negativo e utilizar desnecessariamente o limite do cheque especial, mais uma vez, gerando juros e IOF.


Por isso é fundamental ter alguém para controlar o seu financeiro, que possa estar focado e tenha uma rotina de fazer o agendamento dos compromissos financeiros te gerando um relatório de pagamentos para a próxima semana, inclusive com uma previsão de fluxo de caixa, permitindo que tenha a visão antecipada e possa fazer no tempo correto as transferências bancárias ou buscar os recursos para cobrir suas despesas.


Além de evitar juros e multas, organizar o contas a pagar também ajuda a manter um bom relacionamento com os fornecedores e parceiros, que podem oferecer melhores condições de negociação, prazos e descontos para quem paga em dia.


Para organizar as contas a pagar, você pode seguir os seguintes passos:

  • cadastre e liste todas as contas de forma detalhada, com valores e prazos de pagamento;

  • faça o acompanhamento dos prazos e evite atrasos ou esquecimentos;

  • caça a programação dos pagamentos e agende-os com antecedência;

  • efetue os pagamentos e guarde os comprovantes;

  • atenda fornecedores para informar sobre a previsão de pagamentos e datas de liquidação.

Você também pode usar ferramentas tecnológicas para facilitar o controle das contas a pagar, como planilhas eletrônicas, aplicativos de tarefas como o To Do, ou softwares de gestão financeira que podem automatizar algumas tarefas, como emitir boletos, importar arquivos, fazer transferências bancárias e gerar relatórios.


Por fim, você pode revisar periodicamente as suas contas a pagar e analisar se há oportunidades de reduzir custos, renegociar dívidas, antecipar pagamentos com desconto ou trocar de fornecedores. Essa análise pode ajudar a melhorar o seu fluxo de caixa e aumentar a sua lucratividade.


Tudo isto a PULSO DA RAZÃO pode fazer por você de uma forma que caiba no seu bolso e proporcionando tranquilidade financeira.


Deixe seu comentário com opiniões, dúvidas, sugestões. Vou adorar interagir com você. Se gostou deste post, deixe seu "like" e compartilhe. E se tiver alguma dúvida conte comigo!


Sucesso à você e um forte abraço.

Dū Moraes


Comments


Post: Blog2 Post
bottom of page