top of page

Mapas Mentais: Como melhorar a aprendizagem e expressar ideias

Atualizado: 28 de out. de 2023


Hoje falarei com vocês sobre MAPAS MENTAIS.


Mapas Mentais é um conceito popularizado pelo psicólogo inglês Tony Buzan na década de 1970 na série da BBC "Use Your Head" (Use sua cabeça) e em seus diversos livros publicados sobre o assunto. Hoje você pode encontrar livros de diversos autores sobre o tema.

Acredita-se que o conceito tenha sido criado no Sec. III, na Grécia, por Porfírio de Tiro, mas não vou tão longe. Vamos nos concentrar aos ensinamentos de Tony Buzan, a maior autoridade nesse estudo.


Segundo Buzan, nossa mente não absorve informações de maneira linear, ou seja, não respeita uma ordem direita para esquerda ou cima para baixo. Ao invés disto, nosso cérebro processa a informação de maneira orgânica, fluída como as ramificações de uma árvore.


Sendo assim, os mapas mentais facilitam a nossa compreensão e armazenagem das informações na memória, além de auxiliar também na consulta rápida das informações, bem mais rápido que se você fosse consultar um manual ou um livro, por exemplo. É uma excelente ferramenta de ensino.


Portanto, os mapas mentais são poderosas ferramentas para brainstormings, estudar para o vestibular, gerir informações e transmitir conhecimento. Ele ilustra ideias e traça relacionamentos, tudo de forma visual.

Guru_Mindmap.jpg ‎(400 × 281 pixels, file size: 44 KB, MIME type: image/jpeg) File:Guru Mindmap.jpg. (2022, January 8). Wikimedia Commons, the free media repository. Retrieved 12:31, April 28, 2022 from https://commons.wikimedia.org/w/index.php?title=File:Guru_Mindmap.jpg&oldid=620226452.

Mapa Mental é um conceito. Pode ser criado em uma folha de papel ou em um quadro branco. Mas há sites e aplicativos criados para essa finalidade caso, como eu, você seja uma pessoa que gosta de ferramentas digitais.









Vamos aos principais pontos do conceito sugerido por Buzan:

File:Mapa Mental de GoConqr Brasil.jpg. (2021, January 24). Wikimedia Commons, the free media repository. Retrieved 12:53, April 28, 2022 from https://commons.wikimedia.org/w/index.php?title=File:Mapa_Mental_de_GoConqr_Brasil.jpg&oldid=528050694.

Você verá muitos exemplos [como os ao lado] de mapas mentais que não seguem à risca o método Buzan, mas quanto mais próximo estiver melhor será o resultado cognitivo.

File:Memorize mind map.png. (2020, September 17). Wikimedia Commons, the free media repository. Retrieved 12:47, April 28, 2022 from https://commons.wikimedia.org/w/index.php?title=File:Memorize_mind_map.png&oldid=462085527.

— abuse de imagens e cores em todo o mapa. Quanto mais orgânico for, melhor será para nosso cérebro reconhecer e assimilar as informações;

— tudo começa pelo centro (a ideia central): use uma imagem que represente sua ideia principal e pelo menos três cores nessa imagem;

— utilize palavras-chaves e as escreve em maiúsculas ou minúsculas.;

— coloque cada palavra ou expressão-chave sozinha em sua própria linha;

— as linhas devem ser conectadas a partir da imagem central, partindo mais grossas e afinam-se à medida que irradiam para fora do centro.

— faça as linhas do mesmo comprimento que a palavra/imagem que suportam;

— relembrando: abuse das cores em todo o mapa. Isso servirá para como estimulação visual e também para codificar ou agrupar as informações, facilitando a compreensão e a busca;

— desenvolva seu próprio estilo pessoal de mapeamento da mente. Cada mente é única, por isso, na medida que você for utilizando mapas mentais você descobrirá a melhor forma de estimular o seu cérebro;

— use ênfases e mostre associações no seu mapa mental;

— mantenha o mapa mental claro, usando hierarquia radial, ordem numérica ou contornos para agrupar ramos.


Repare que mapas mentais se assemelham a árvores. Isso é intencional, pois essa forma da natureza estimula várias área de nosso cérebro facilitando a compreensão e memorização.


O conceito de Mapas Mentais é amplo, gerando muitos livros a respeito por diversos autores. Vale a pena se aprofundar nesse conhecimento e aprender a utilizar da melhor forma. Isso de proporcionará ganhos no processo de aprendizagem de qualquer tema. Você poderá usar para provas, vestibular, projetos de trabalho, escrever livros e fazer apresentações [eu costumo fazer apresentações com mapas mentais, pois a compreensão e receptividade ao assunto fica bem maior] . Este é um dos conceitos que mais adoro e que ajuda muito em minha vida.


Para quem deseja usar aplicativos, eu gosto do XMind e utilizo a versão gratuita [https://www.xmind.net/], mas há diversas ferramentas no mercado.


Espero que tenha gostado desse breve artigo e convido você a pesquisar mais sobre o assunto.


Deixe seu comentário com opiniões, dúvidas, sugestões. Vou adorar interagir com você. Se gostou deste post, deixe seu "like" e compartilhe.


Sucesso à você e um forte abraço.

Dū Moraes


Fontes:


MAPA MENTAL. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2020. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Mapa_mental&oldid=59852905>. Acesso em: 28 abr. 2022.










Post: Blog2 Post

©2022 Pulso da Razão - CNPJ 36.091.063/0001-48 - Vila Mariana - São Paulo - SP - Brasil

bottom of page