top of page

Mercado de trabalho: os desafios de nossa era

Atualizado: 28 de out. de 2023



Grupo de jovens reunidos em uma entrada de edifício comercial
Imagem de twg studyabroad por Pixabay

A nova geração, composta por indivíduos da geração do milênio (ou geração Y - nascidos entre 1980 e 1994) e geração Z (nascidos entre 1995 e 2010), enfrenta uma série de desafios no local de trabalho. Constantemente, indivíduos destas duas gerações ouvem que podem ser o que quiserem, mas isso pode levar à falta de clareza sobre o que desejam fazer em suas carreiras. Eles também podem se sentir pressionados a mudar de emprego com frequência para progredir em suas carreiras, o que pode dificultar o desenvolvimento de uma base sólida em qualquer área.

Eles cresceram em um mundo de gratificação instantânea e podem ter expectativas irrealistas sobre o que é preciso para ter sucesso no local de trabalho. Podem esperar ser promovidos rapidamente, ganhar um salário alto e ter muita flexibilidade em seus acordos de trabalho. No entanto, a realidade é que leva tempo e muito esforço para conseguir essas coisas.

A geração do milênio e a geração Z são as mais experientes em tecnologia até hoje e estão acostumadas a ter acesso a ferramentas de informação e comunicação o tempo todo. Isso pode ser um desafio no local de trabalho, pois há uma tendência a perda de concentração e produtividade quando há tantas distrações. Além disso, podem ser mais propensas a serem demitidas devido aos avanços tecnológicos, pois suas habilidades correm o risco de se tornar obsoletas mais rapidamente do que as das gerações mais velhas.

Valorizam o equilíbrio entre vida profissional e pessoal mais do que as gerações anteriores e não têm medo de falar sobre suas necessidades. Eles podem relutar em trabalhar longas horas ou viajar com frequência e querer mais flexibilidade. Isso pode ser um desafio para os empregadores, que precisam adaptar suas políticas e práticas para atender às necessidades dessa geração. Apesar desses desafios, a gerações Y e Z também trazem uma série de qualidades positivas para o local de trabalho. Geralmente são conhecedores de tecnologia, criativos e adaptáveis. Também são mais propensos a serem empreendedores e ter uma perspectiva global. Se os empregadores encontrarem maneiras de enfrentar os desafios propostos por esta geração, poderão colher os benefícios de seus talentos e energia. Aqui estão algumas dicas para os gestores sobre como enfrentar os desafios desta nova galera que entrou no mercado de trabalho:

continua após o banner

banner livro perfil vencedor no linkedin

Forneça planos de carreira claros e oportunidades de desenvolvimento. Ajude-os a entender o que é preciso para ter sucesso em sua empresa e forneça a eles as oportunidades de treinamento e desenvolvimento de que precisam para atingir seus objetivos. Seja honesto sobre as condições do local de trabalho e o que é preciso para ter sucesso. Ajude-os a desenvolver expectativas realistas sobre sua progressão na carreira e ganhos. Crie uma cultura de equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Ofereça acordos de trabalho flexíveis e incentive-os a fazer pausas e recarregar as energias. Crie um ambiente em que não há problema em dizer não ao trabalho extra e reservar tempo para compromissos pessoais e familiares. Não veja a tecnologia como uma ameaça à sua força de trabalho. Em vez disso, adote-a como uma ferramenta que pode os ajudar a serem mais produtivos e eficientes. Celebre a diversidade e a inclusão. As gerações milênios e Z são mais diversificadas do que as gerações anteriores. Crie um local de trabalho onde todos se sintam bem-vindos e valorizados. Ao abordar os desafios enfrentados pela nova geração de funcionários, os empregadores podem criar um local de trabalho produtivo, inovador e inclusivo.


Deixe seu comentário com opiniões, dúvidas, sugestões. Vou adorar interagir com você. Se gostou deste post, deixe seu "like" e compartilhe. E se tiver alguma dúvida conte comigo!


Sucesso à você e um forte abraço.


댓글


Post: Blog2 Post
bottom of page