top of page

Planejamento Estratégico é Vital

Atualizado: 28 de out. de 2023


Hoje vou falar de PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.


Conceitualmente, Planejamento Estratégico é um conjunto de métodos e ferramentas que visam definir contextualizar e definir metas, estabelecendo ações, recursos e prazos, com acompanhamentos, medidas de correção e avaliações de desempenho.


Como meu objetivo aqui é ser direto, não entrarei na profundidade do assunto, mas irei direto ao ponto. Ou seja! Como montar um planejamento estratégico eficaz que servirá para você fazer a gestão de seu negócio, independente do porte de sua empresa.


Aliás este método pode ser utilizada inclusive por pessoas física. Você pode definir um planejamento estratégico que defina metas para sua vida pessoal dentro desta mesma metodologia.


Vamos lá!


A metodologia da qual falaremos nos próximos artigos é o BSC - Balanced Scorecard (Indicadores Balanceados de Desempenho). Esse método foi desenvolvida em 1992 por Robert Kaplan e David Norton, dois professores da Harvard Business School. Seu conceito é simples e não há necessidade de softwares ou aplicações sofisticadas, podendo se utilizar de uma planilha eletrônica para criação das metas e acompanhamento dos resultados.


O BSC não é um fim em si mesmo. Ou seja! Mais que apenas definir metas que devem ser alcançadas, ele é uma poderosa ferramenta de gestão favorecendo o desenvolvimento organizacional, promovendo o alinhamento das ações das diversas áreas para a estratégia de negócio da empresa como um todo, evitando assim, ações dispersas que nada contribuem para o foco da organização.


Outro fator relacionado ao BSC é que ele, usado adequadamente, atua como estímulo ao desenvolvimento profissional de cada indivíduo da equipe, promovendo ações compartilhadas e colaboração entre indivíduos e equipes.


MAPA ESTRATÉGICO

Mas para que consigamos construir nosso planejamento pelo BSC, a primeira coisa que devemos ter plenamente definido e de maneira clara são os objetivos da organização. Porque ela existe, onde ela quer chegar e quais são seus pilares institucionais.

  • MISSÃO

É o detalhamento da razão da existência de sua empresa, de forma concisa, clara e objetiva, evidenciando qual o ramo de negócio e como sua empresa deseja ser reconhecida pelo mercado (clientes, fornecedores e público em geral).


"Mas a minha empresa não existe para me proporcionar lucro?"

- A resposta é, definitivamente NÃO!

Nenhuma empresa se sustenta no conceito de apenas objetivar lucro. Mesmo que você não creia nisso, toda empresa precisa fazer com que a sociedade a enxergue como produtora de valor, ser vista como uma empresa útil ao mercado, se não ela não receberá atenção deste mercado e perecerá.


Vamos imaginar que uma empresa tivesse a seguinte missão: "lucrar vendendo bugigangas para o mercado consumidor."


Essa empresa poderia até conseguir um relativo sucesso, mas não se sustentaria, não conseguiria fazer a gestão consciente de seus colaboradores que adotariam o mesmo conceito para si próprios: "lucrar trabalhando para a empresa", sem de fato, pensarem em desempenhar suas funções com qualidade e no atendimento às demandas de mercado.


Ao buscar definir a Missão de sua empresa você de levar em conta os seguintes aspectos:


- Fácil memorização: sua equipe precisa saber "de cor" sua missão, fazendo com que todas as suas ações estejam sempre alinhadas à razão de existência da sua empresa. Portanto, precisa ser uma frase curta e objetiva que contenha três partes;

— " O QUE": objetivamente, qual é a solução que sua empresa oferece ao mercado;

— "COMO": como sua empresa pretende alcançar esse objetivo;

— "PORQUÊ": porque afinal sua empresa oferece essa solução ao mercado.


Note que se você pesquisar exemplos de Missão, encontrará muitos casos nos quais a estrutura "O que, Como e Porque" nem sempre são levadas em consideração. Mas o ideal é que elas façam parte da frase, para que seu posicionamento no mercado seja claro. Outro aspecto muitas vezes desconsiderado, é a facilidade de memorização, e você encontrará exemplos de frases longas que possivelmente os colaboradores da empresa têm dificuldade de memorizar e, por consequência, praticar em seu dia a dia. Afinal "de cor" significa "de coração", que a pessoa faça com alma, que faça parte de seu íntimo.


  • VISÃO

Onde sua empresa pretende chegar. Essa definição ajudará sua colocação no mercado, ajudará seus colaboradores a se orientarem em suas ações, motivando-os e permitindo também que eles tenham aspirações pessoais dentro da organização. Ajuda também seus líderes a definirem as metas para suas equipes. Visão é a bússola de seu negócio.


Para o público sua Visão não precisa (e talvez não seja recomendável) que seja declarada em que data você pretende alcançar seu objetivo. Mas para seus colaboradores é importante a definição de prazos para que suas ações sejam objetivas neste sentido. É a VISÃO detalhada que será o NORTE DAS AÇÕES a serem definidas no BSC da organização.


  • VALORES

Sãs os pilares, as crenças que servirão de base ética para o desenvolvimento do seu negócio. Por exemplo, seu posicionamento em relação a questões sociais e ambientais. A definição desses valores criará um ponto de identificação do público com sua organização. Entenda que em seus valores você deve deixar de lado o óbvio, como por exemplo: respeito às leis, uma vez que isso é obrigação "sine qua non" de qualquer negócio.


Envolva toda sua equipe no processo de definição da Missão, Visão e Valores de sua empresa, de maneira lúdica e descontraída. Após chegar à definição final, peça que cada setor repita o exercício para sua área, sempre alinhada ao Mapa Estratégico da Empresa.


Exemplo:


Mapa Estratégico da Empresa

Promover o desenvolvimento pessoal, por meio treinamentos, para que as pessoas alcancem realização em suas vidas.


Mapa Estratégico da área de T.I.

Promover informação com eficiência e qualidade, por meio de todas as plataformas possíveis, para que a empresa favoreça o desenvolvimento de pessoas.


Note que a Missão da área de T.I. está diretamente relacionada e alinhada com a Missão da Empresa em si.


O mesmo princípio de inter-relação e alinhamento vale para Visão e Valores.


Siga para o próximo artigo onde inicio a abordagem sobre a construção do Balanced Scorecard


Deixe seu comentário com opiniões, dúvidas, sugestões. Vou adorar interagir com você.

Se gostou deste post, deixe seu "like" e compartilhe.


Sucesso à você e um forte abraço.

Dū Moraes


Comments


Post: Blog2 Post
bottom of page