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Sem planejamento não se caminha

Atualizado: 28 de out. de 2023


Não há milagre! Somente um planejamento detalhado pode garantir o alcance do sucesso nos negócios.


Se você está pensando em iniciar um negócio precisa antes de mais nada sentar e planejar cada etapa.


Se você já possui um negócio em andamento deverá fazer seu planejamento. Desta forma, corrigirá os rumos de seu negócio e dará passos mais assertivos no sentido de seus objetivos.


Para isso há várias ferramentas. A mais utilizada atualmente e recomendada por especialistas é o Business Model Canvas, ou simplesmente Canvas (não confundir com o "Canva", aquele aplicativo de postagens em redes sociais)




O Business Model Canvas (ou Quadro de Modelo de Negócios) é uma ferramenta de planejamento criada por Alexander Osterwalder. O modelo permite esboçar tanto modelos de negócios em criação, bem como já existentes. Trata-se de um mapa visual pré-formartado e dividido em nove blocos que representam os principais itens que constituem a estrutura ou "kernel" do negócio.


Vale ressaltar que o Canvas serve tanto para formatar o planejamento de um empresa como um todo ou projetos específicos dentro da empresa, como um produto ou serviço novo.


A tarefa é listar tudo que vem a mente e faça sentido para bloco do modelo. Não há uma ordem definida para que se faça o exercício de planejamento, mas aqui vou colocar na ordem que, particularmente prefiro fazer.


Se nesse momento você ainda tem dúvidas sobre qual negócio quer empreender pense que o sucesso está atrelado a fazer o que se ama. Todas os estudos mostram que quem faz aquilo que gosta tem chances muito maiores de ser bem sucedido em relação aos que pensam apenas no retorno financeiro.

Os blocos do Business Model Canvas são os seguintes:


Oferta: "O que?"


1. PROPOSTA DE VALOR: para que seu negócio seja um sucesso no mercado ele precisa ter uma proposta bem definida de valor. Lembrando que valor é diferente de preço. Ou seja, aqui falamos de valor como algo que seu público-alvo enxerga como o motivo que o leva a consumir seu produto ou serviço. Esse valor pode ser objetivo ou subjetivo, mas precisa ser visto como real pelo seu público-alvo. Essa proposta precisa ser o diferencial de seu negócio, o porquê de seus clientes comprarem de você e não de seu concorrente.


Clientes: "Para quem?"


2. SEGMENTOS DE CLIENTES: aqui você deverá listar quais são os públicos para os quais você irá ofertar o seu serviço ou produto. Seja assertivo! Tentar abraçar o mundo não é aconselhável. Por isso, pense em nichos específicos de mercado.


3. CANAIS DE ATENDIMENTO: neste quadro você listará os meios pelos quais você entregará seu produto ou serviço (distribuição) e pelos quais você se comunicará com seu público (pré-vendas, venda e pós-vendas).


4. RELACIONAMENTO COM CLIENTES: quais serão as formas e estratégias que você utilizará para se relacionar com o cliente estarão listadas neste quadro.


Infraestrutura: "Como?"


5. ATIVIDADES-CHAVE: neste quadro você listará quais serão as principais atividades que serão imprescindíveis para a execução do seu negócio. Aquelas ligadas diretamente à entrega de seu valor ao seu público-alvo, sem as quais seu negócio não funciona.


6. RECURSOS-CHAVE: aqui os recursos essenciais para que você possa entregar sua proposta de valor. Serão necessários para manter seu negócio funcionando. Falamos aqui de recursos materiais, humanos e/ou intelectuais.


7. PARCERIAS-CHAVE: quem são as pessoas físicas ou jurídicas que podem se tornar parceiros de seu negócio, oferecendo: matéria-prima, know-how, networking etc.


Finanças: "Quanto?"


8. ESTRUTURA DE CUSTOS: liste todos os custos financeiros necessários para que sua proposta de valor seja entregue ao seu público-alvo.


9. FLUXO DE RECEITAS: por fim, temos neste último quadro toda forma de receita possível de ser auferida pelo seu modelo de negócio.

 

Nota: o Canvas pode ser feito de maneira digital em qualquer editor de texto, existem plataformas na Internet para os que gostam do formato digital. Eu particularmente gosto do Project Canvas. Mas você pode fazer em um quadro branco ou flipchart, colando Post-its.


Caso seu negócio ou projeto esteja sendo desenvolvido com sócios ou familiares, por exemplo, inclua todos os principais envolvidos a este exercício de construção do modelo. É imprescindível que as pessoas chave do negócio façam parte desse planejamento e estejam empenhadas em alcançar os objetivos.


Bom planejamento e se precisar, conte comigo!


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Sucesso à você e um forte abraço.

Dū Moraes



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