top of page

Você sabe a diferença entre dado, informação, conhecimento e sabedoria?

Atualizado: 28 de out. de 2023


Ilustração representando dados, informação, conhecimento e sabedoria
Gerado pelo criador de imagens do MS Bing

#Dado é um elemento bruto, sem significado ou contexto. É a matéria-prima da informação. Por exemplo, um número, uma letra, um símbolo, uma imagem, etc.

Esses dados por si podem não representar nada, é necessário que eles sejam colocados em um contexto para que aí passem a possuir valor. Por exemplo um número qualquer não terá significado algum se você não souber do que se trata.


#Informação é o dado organizado e contextualizado. É o conjunto de dados ou fatos que nos são transmitidos. Ela pode ser verdadeira ou falsa, precisa ou imprecisa. Por exemplo, uma frase, uma notícia, uma estatística, um gráfico, etc. Se você tem uma sequência de números e para ela um rótulo CPF passa então a ser uma informação significativa para você.

#Conhecimento é a informação analisada, compreendida e incorporada. É a compreensão e interpretação dos dados e das informações. Ele pode ser explícito ou tácito, individual ou coletivo. Por exemplo, uma teoria, uma regra, uma habilidade, uma experiência, etc. Você tem uma referida informação. O que pode fazer com ela? Quais resultados podem ser extraídos dessa informação? Exercitando esse raciocínio você passa a ter conhecimento


Já #Sabedoria é o conhecimento que passou pela análise de valores, crenças, moral e ética do indivíduo. É a capacidade de aplicar o conhecimento de forma apropriada e ética. Ela envolve julgamento, discernimento e visão. Por exemplo, uma decisão, uma solução, uma lição, um conselho, etc. Vamos imaginar que você tenha uma informação privilegiada, tem o conhecimento de como ela pode ser utilizada, mas sabe que usá-la não é correto, pois fere princípios morais, éticos e até mesmo legais. Então você simplesmente ignora a informação e protege para que não seja utilizada por mais ninguém de maneira prejudicial. Neste momento você está agindo com sabedoria.


Para nos desenvolvermos e fazermos diferença na sociedade e perante nós mesmos, no sentido de atingir nossos objetivos é imprescindível que alcançarmos o mais estágio mais avançado, ou seja, de sabedoria. Pois usar o conhecimento sem sabedoria pode ter consequências negativas para si mesmo e para os outros.


Pessoas que não agem com sabedoria tendem a se levar ao limite de suas capacidades físicas e emocionais. O resultado desse descuido consigo mesmo é se tornar menos produtivo e menos realizador. A capacidade de gerar conhecimento possibilitou muitos avanços à humanidade, porém a falta de sabedoria no uso desses avanços pode nos conduzir à autodestruição por meio de guerras e desastres ambientais. Dessa forma todos seremos afetados. Também estaremos sujeitos a dificuldades de nos relacionarmos com as pessoas ao nosso redor, pois seremos incapazes de agir com bom senso, gentileza, empatia, sensibilidade e generosidade.


Sendo assim, a busca pelo desenvolvimento da sabedoria deve ser o nosso foco, tanto quanto adquirir conhecimento. Devemos refletir profundamente sobre o que vemos, ouvimos ou lemos, utilizando momentos de introspecção para que essa análise se dê da melhor forma. Também devemos desenvolver o #autoconhecimento, para que possamos entender as nossa crenças e o quanto estas estão interferindo em nosso senso crítico.


A sabedoria é uma arte e a chave-mestra para nossa realização. Aquele que buscar desenvolvê-la será capaz de abrir infinitas portas em sua vida. Deixe seu comentário com opiniões, dúvidas, sugestões. Vou adorar interagir com você. Se gostou deste post compartilhe nas redes sociais.


Deixe seu comentário com opiniões, dúvidas, sugestões. Vou adorar interagir com você. Se gostou deste post, deixe seu "like" e compartilhe.


Sucesso à você e um forte abraço.

Dū Moraes




Comments


Post: Blog2 Post
bottom of page